Alunos Online


Propriedades dos compostos moleculares

As propriedades dos compostos moleculares estão relacionadas com os seus estados físicos, tenacidade, dureza e comportamento em relação à condução de calor e eletricidade.

Por: Diogo Lopes Dias A água é um composto molecular que pode ser manipulado facilmente em mais de um estado físico

A água é um composto molecular que pode ser manipulado facilmente em mais de um estado físico

Os compostos moleculares são substâncias formadas a partir de uma associação entre um ametal e um hidrogênio ou ametal, resultando na chamada ligação covalente. Como não há presença de um elemento metálico, os átomos envolvidos nesse tipo de ligação realizam um compartilhamento de elétrons para atingir a teoria do octeto.

As propriedades que os compostos moleculares geralmente apresentam são:

  • Baixos ponto de fusão e ebulição quando comparados aos compostos iônicos;
  • Apresentam baixa dureza;
  • Apresentam alta tenacidade quando comparados a um composto iônico;
  • Apresentam baixa capacidade de condução de corrente elétrica e de calor;
  • Em temperatura ambiente, os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.

A características expostas acima foram propostas apenas para nos dar uma noção geral sobre as propriedades dos compostos moleculares, pois a realidade desses materiais é diferente e cheia de particularidades, já que regularidade em relação às suas características não é absolutamente o forte deles.

De acordo com o exposto, podemos observar que os compostos moleculares apresentam propriedades contrárias às dos compostos iônicos, porém não tão padronizadas como as dos iônicos são.

A forma como os átomos interagem na formação dos compostos moleculares, a organização e a atração existente entre suas moléculas têm grande influência em seus estados físicos e nos pontos de fusão e ebulição.

Os compostos moleculares podem ser encontrados em todos os três estados físicos da matéria em temperatura ambiente. Além desse fato, esses compostos apresentam uma grande variedade de pontos de fusão e de ebulição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com relação à condutividade elétrica e térmica, são muito utilizados como isolantes na produção de materiais diversos, já que apresentam baixa condutividade. Um detalhe interessante é que existe um composto covalente que foge a essa regra, que é a grafite, já que ela apresenta uma boa condutividade elétrica, característica relacionada com a organização dos seus átomos.


A grafite, presente no interior do lápis, é um material com boa condutividade elétrica

Em relação à dureza, os compostos moleculares, de uma forma geral, não se destacam. Todavia, em compensação, um de seus representantes apresenta simplesmente a maior dureza de todos os materiais presentes em nosso planeta, que é o diamante. Essa característica do diamente deve-se à organização dos átomos de carbono em sua formação.


O diamante é o material mais duro que se tem conhecimento

A tenacidade (resistência mecânica que um material apresenta quando submetido a uma força externa) também merece atenção porque não podemos simplesmente dizer que todos os compostos moleculares são tenazes. Quando comparados aos compostos iônicos, sim, mas existem compostos moleculares que apresentam baixa tenacidade, como a própria grafite.

Sendo assim, abordar as propriedades dos compostos moleculares exige cautela em razão da complexidade. É sempre interessante ter conhecimento mais profundo sobre o material covalente com o qual se está lidando para aí sim avaliar como ele se comporta frente a cada uma dessas propriedades.