Prós e contras do uso do amianto

Para discutir os prós e contras do uso do amianto, são analisados os fatores econômicos e a saúde pública.

Por Diogo Lopes Dias
Mineral contendo amianto
Mineral contendo amianto
PUBLICIDADE

Os prós e contras do uso do amianto têm sido amplamente discutidos no meio acadêmico, político ou no mercado financeiro.

De uma forma geral, no nosso país, o amianto era muito utilizado para a produção de telhas, pastilhas de freio de carros e caixas-d’água, o que já não ocorria em mais de 75 países desde 2005, incluindo Chile e Argentina.

Durante anos, o amianto foi muito utilizado na produção de telhas
Durante anos, o amianto foi muito utilizado na produção de telhas

Em 29 de novembro de 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou e derrubou a lei de 1995 que regulamentava o uso controlado do amianto. Isso significa que nenhum estado brasileiro pode realizar a extração e a produção de nenhum artefato com esse material.

O uso do amianto, em nosso país, persistiu até 2017 porque a principal preocupação eram as questões econômicas e de mercado, as quais estavam acima do cuidado com as questões de saúde.

A falta de conhecimento sobre as vantagens e desvantagens desse produto ainda gera muita discussão com argumentos variados, defendidos por segmentos específicos da sociedade, com posições por vezes antagônicas.

Neste texto, você pode saber mais sobre o que é o amianto e quais são os prós e contras do uso desse material.

Amianto

O termo amianto (do latim), ou asbesto (do grego), significa “sem mancha”, “incorruptível” e “inextinguível” e refere-se a um grupo heterogêneo de substâncias, com diferentes composições químicas, facilmente separáveis em fibras, cujo comprimento deve ser, pelo menos, três vezes maior que o diâmetro.

Fibras de amianto
Fibras de amianto

Os amiantos pertencem a dois grupos de minerais, conforme o tipo de fibras em sua composição: anfibólios ou serpentinas. A principal diferença na composição química dos minerais amiantíferos diz respeito ao teor de ferro, magnésio e água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vantagens do uso do amianto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que não há amianto seguro, ou seja, não há vantagens no uso do amianto pelo fato de esse material ter um elevado potencial carcinogênico.

Infelizmente, várias são as pessoas que trabalham de forma direta na extração do amianto e na produção de derivados desse material, porém, se essa matéria-prima traz perigos para trabalhadores e população em geral, o mercado e a economia devem reorganizar-se e procurar produtos alternativos.

O amianto foi bastante utilizado por causa do seu valor econômico, pois os produtos derivados desse material apresentam um baixo custo, o que viabilizava sua grande comercialização.

Problemas do uso do amianto

Os pulmões são os órgãos mais atingidos pelas partículas do amianto
Os pulmões são os órgãos mais atingidos pelas partículas do amianto

O principal problema da utilização do amianto refere-se às patologias causadas por esse material. A mais comum é a doença denominada de asbestose, que está relacionada com o acúmulo da poeira do amianto nos pulmões, produzindo uma reação tissular.

A reação tissular é a fibrose desenvolvida nos bronquíolos, que também pode se alastrar por todo o epitélio pulmonar, evoluindo para uma fibrose difusa. O sintoma mais comum de asbestose é a dispneia (falta de ar) ao esforço.

Além da asbestose, o amianto apresenta um potencial carcinogênico elevadíssimo, que está relacionado com o teor de óxidos de ferro presente nesse tipo de material.

Com relação ao desenvolvimento de tumores em decorrência da contaminação por amianto, os órgãos mais atingidos são: pulmão, laringe, orofaringe, esôfago, estômago, colorretal e rim.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Polissemia
Entenda aqui o que é esse fenômeno linguístico.

..................................................

Tênia do peixe
Você já ouviu falar nesse problema de saúde?

..................................................