Química Ambiental

A Química tem um papel muito importante para o meio ambiente de nosso planeta. A maioria das pessoas culpa a Química pela poluição e degradação da natureza. É verdade que o mau uso e/ou o uso em excesso de produtos químicos pode trazer vários prejuízos à saúde do planeta.

No entanto, muitos dos problemas ambientais que se iniciaram em décadas passadas, como a contaminação biológica das águas de consumo, só serão solucionados quando forem aplicados métodos científicos em geral e químicos em particular.

É preciso reconhecer que a maior parte dos problemas ambientais hoje em dia, como o aquecimento global, se dá em razão das substâncias produzidas sinteticamente pela ação da química. O problema não está na Química em si, mas, sim, no uso irracional, egoísta, ganancioso, desenfreado e em excesso destes produtos por parte do ser humano.

Em outro extremo notamos que o meio ambiente é químico, ou seja, possui compostos químicos naturais que podem solucionar grandes problemas da humanidade, como o câncer, só para citar um exemplo.

Assim, nesta seção será analisada a química responsável pelos problemas ambientais, a química do meio ambiente e a importância desta ciência para a resolução dos problemas existentes neste campo e para o impedimento de outros que possam vir a surgir.

Artigos de Química Ambiental

Camada de ozônio destruída: proteja-se do sol

como a camada protetora da Terra está sendo destruída, ficamos expostos aos raios solares nocivos.

Chuva ácida

Clique aqui e aprenda sobre a chuva ácida. Saiba como se forma, seus efeitos, suas causas, e seu panorama no mundo e no Brasil.

Cientistas transformam poluição em gasolina

Cientistas transformam poluição em gasolina! Veja como eles conseguiram fazer isso por meio da mistura de ar e água.

Como ocorre a destruição da camada de ozônio?

Conheça o processo e as reações químicas envolvidas na destruição da camada de ozônio.

Composição do ar

Conheça a composição do ar, veja o papel de cada gás, de onde eles são provenientes e como as atividades humanas têm interferido nessa composição.

Composição química do amianto

Conheça a composição química do amianto ou asbesto, tanto do amianto branco quanto dos anfibólios, que incluem o amianto marrom e o azul.

Concentração de Oxigênio Dissolvido na Água

Entenda por que a concentração de oxigênio dissolvido na água é tão importante e como são feitas as análises de demandas química e bioquímica de oxigênio.

Consequências da destruição da camada de ozônio

A destruição da camada de ozônio é um problema alarmante. Entenda o porquê, lendo as consequências que isso causa para a vida humana.

Contaminação por Mercúrio

Entenda como ocorre a contaminação por mercúrio, veja o caso da tragédia ocorrida em Minamata e o risco que os ribeirinhos da Amazônia correm.

Créditos de carbono

Clique aqui, saiba o que são os créditos de carbono e descubra como eles funcionam. Conheça as vantagens e as desvantagens dessa estratégia.

Descarte correto de pilhas e baterias na Rio +20

Veja porque é tão perigoso o descarte de pilhas e baterias no lixo comum, como deve ser feito o descarte correto e como é feito o processo de reciclagem desses materiais.

Descoberta de novos gases que destroem a camada de ozônio

Fique sabendo tudo sobre a descoberta recente de mais quatro novos gases que destroem a camada de ozônio.

Desenvolvimento Sustentável e Química Verde

Conheça a filosofia da Química Verde e veja como ela tem sido uma aliada para o processo do desenvolvimento sustentável e da economia verde inclusiva.

Detergentes biodegradáveis

Descubra o que constitui os detergentes biodegradáveis e veja se mesmo com a sua utilização o meio ambiente ainda é afetado.

Efeito estufa e aquecimento global

Veja o que é o tão comentado efeito estufa, quais são os fatores que o intensificam e as causas e as consequências do aquecimento global.

Fraldas descartáveis biodegradáveis

Conheça as fraldas descartáveis biodegradáveis que prometem minimizar o problema do lixo gerado pela quantidade de fraldas usadas pelos bebês.

Gás freon

Clique aqui e conheça as características e utilização do gás freon!

Gás Metano

Clique e conheça as principais características e propriedades do gás metano.

Gás Orgânico

De onde são vêm os gases orgânicos.

Hidrocarbonetos não metânicos

Saiba mais sobre os hidrocarbonetos não metânicos (HCNM), como participam do ciclo do carbono, suas fontes e interferência na atmosfera.

Metais Pesados

Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

O inseticida DDT

Conheça mais sobre o inseticida DDT, grande alvo de discussões relacionadas com o uso de pesticidas sobre o meio ambiente e a vida humana e animal.

O perigo dos fogões a lenha

Veja o perigo que existe no uso de fogões a lenha, quais são as substâncias tóxicas liberadas na queima da madeira e como elas atuam no organismo.

Plástico biodegradável

Clique aqui e saiba o que são os plásticos biodegradáveis. Conheça seus tipos e suas aplicações e descubra como são produzidos.

Plástico verde

Conheça o que é o plástico verde, um polímero com estrutura idêntica ao polietileno, mas que possui o benefício de ser de fonte renovável, o etanol da cana-de-açúcar.

Polímeros: Poluição e Lixo

Veja que embora os polímeros tenham melhorado nossa qualidade de vida, eles também aumentaram o problema de descarte do lixo e da poluição gerada por ele.

Poluição da atmosfera

Clique aqui e conheça algumas causas da poluição da atmosfera!

Poluição de rios

A poluição dos rios causa alterações físicas na água. Confira!

Poluição e chuva ácida

Gases gerados por automóveis causam chuva ácida.

Prós e contras do uso do amianto

Clique e conheça os prós e os contras do uso do amianto, material utilizado durante muito tempo no Brasil e banido em muitos países. Conheça as vantagens que foram atribuídas a esse produto e os males que ele pode gerar, tanto para os trabalhadores diretos quanto para os consumidores dos derivados do amianto.

Química Ambiental

Conheça as áreas de estudo da química ambiental.

Reações de combustão e impacto ambiental

Veja como as reações de combustão estão relacionadas com o grave problema de emissão de gases poluentes no ar, ocasionando um grande impacto ambiental.

Reações de enxofre na atmosfera

Conheça aqui as principais reações de enxofre que ocorrem na atmosfera e quais impactos ambientais elas causam.

Rio+20 e o Problema do Lixo

Entenda porque o lixo é um problema ambiental tão grave, veja qual é situação do Brasil nesse sentido e o que a Rio+20 planeja fazer com a gestão de resíduos sólidos.

Símbolos de Reciclagem de Plásticos

Entenda os símbolos de reciclagem de plásticos que aparecem nas embalagens e nos produtos descartáveis e ajude a diminuir o problema ambiental do lixo.

Smog fotoquímico

Entenda o que é o smog fotoquímico, um dos maiores problemas ambientais das grandes metrópoles.

Smog industrial

Descubra o que é o smog industrial, o que o causa e quais são os seus efeitos.

Tipos de Smog

Clique aqui e conheça os tipos mais comuns de smog e quais são seus malefícios para a saúde do homem.

Tragédia de Bhopal

Conheça a história do maior desastre industrial e químico do mundo – a tragédia de Bhopal.

Troposfera e estratosfera pedem socorro

Camadas da Terra que são as maiores vítimas da poluição atmosférica.