Alunos Online


Reconhecimento de uma reação de oxirredução

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Para reconhecer uma reação como sendo de oxirredução é necessário determinar os números de oxidação das espécies reagentes

Para reconhecer uma reação como sendo de oxirredução é necessário determinar os números de oxidação das espécies reagentes

No texto “Oxidorredução” ficou bem explanado o que é uma reação de oxirredução, sendo que resumidamente ela é caracterizada pela ocorrência simultânea de oxidação e redução.

Mas, ao se deparar com uma reação, quais são os passos necessários para conseguir identificar se ela é de oxirredução?

O primeiro ponto é calcular os Nox (números de oxidação) de cada átomo e/ou íon presente na reação, pois muitas vezes não conseguimos perceber imediatamente a variação do Nox. Para qualquer dúvida sobre como determinar o Nox das espécies químicas, leia o texto “Determinação do Número de Oxidação (Nox)”.

Vejamos um exemplo:

+1  -2    0     +1  -2       +1 +6 -2    +1  -1
H2S + Br2 + H2O → H2SO4 + HBr

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O segundo passo é observar se houve alguma variação de Nox e determinar qual substância oxidou e qual reduziu.

Observe que no caso acima o enxofre (S) oxidou, isto é, perdeu elétrons, pois o seu Nox aumentou de -2 para +6. Já o bromo, reduziu, ganhou elétrons, e seu Nox diminuiu de 0 para -1. Assim, temos:

Reação de oxirredução

Os elétrons que o enxofre perdeu foram recebidos pelo bromo, portanto, o enxofre causou a redução do bromo, e, por isso, o enxofre é o agente redutor. O contrário ocorreu com o bromo, ele recebeu os elétrons do enxofre, causando a oxidação dele; então, o bromo é o agente oxidante.