Alunos Online


Sais

Os sais podem ser definidos como compostos iônicos sólidos que contêm pelo menos um cátion da base e um ânion de um ácido. Essa definição pode ser verificada na reação abaixo onde o cátion Na+ da base reage com o ânion Cl- do ácido para formar o sal cloreto de sódio (NaCl):

A reação, além de formar o sal, gera a água e recebe o nome “Reação de neutralização”.

Os sais têm sabor salgado e possuem a propriedade de conduzir corrente elétrica quando estão em solução. Os sais podem reagir com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais e originar diferentes produtos, veja como:

- Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação.

- Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.

- Se reagem com outros sais, dão origem a dois novos sais, se um deles for menos solúvel que os reagentes.

- E, por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.

Alguns sais e suas utilizações:

Cloreto de Sódio (NaCl): Esse sal é o mais popular, usado na alimentação e também na conservação de certos alimentos; possui a importante função de ser um dos componentes do soro caseiro, usado no combate à desidratação.

Fluoreto de Sódio (NsF): Sal usado na fluoretação da água potável, como produto anticárie e na confecção de pasta de dente, é mais conhecido como flúor.

Bicarbonato de Sódio (NaHCO3): É um antiácido estomacal também empregado como fermento na fabricação de pães, bolos, etc., uma vez que libera gás carbônico quando aquecido, o que permite o crescimento da massa. É também usado para fabricar extintores de incêndio de espuma.

Carbonato de Cálcio (CaCO3): Principal componente do mármore, usado na confecção de pisos, pias, etc. O carbonato de cálcio na forma de calcário é empregado na fabricação do vidro comum e do cimento.





Videoaulas relacionadas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bicarbonato de Sódio

Bicarbonato de Sódio

Por: Líria Alves

Artigos Relacionados