Alunos Online


Sódio

O sódio é um metal alcalino encontrado em diversas formas.

Sódio na tabela periódica

O sódio possui símbolo Na, número atômico 11 (11 prótons e 11 elétrons) e massa atômica 23 u, pertence à família 1 A e por isso se classifica como metal alcalino na Tabela Periódica.

Variações e aplicações de compostos contendo sódio:

Sódio metálico: sólido na temperatura ambiente, de aspecto macio, untuoso e coloração branca prateada, como mostra a imagem inicial. O sódio metálico emprega-se em síntese orgânica como agente redutor.

Sódio mineral: substância que desempenha importante papel no corpo humano e por isso precisa estar presente em nossa alimentação. É um dos principais fatores de regulação osmótica do sangue, de fluidos intercelulares e do equilíbrio ácido-base.

Hipoclorito de sódio (NaClO): mais conhecido como água sanitária, possui ação alvejante e desinfetante sobre roupas e superfícies.

Hidróxido de sódio (NaOH): popularmente chamado de soda cáustica, é usado na indústria de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.

Bicarbonato de sódio (NaHCO3): empregado como fermento químico para o preparo de quitandas (pães, bolos, bolachas, etc.). É também usado como propelente em extintores de incêndio.

Carbonato de sódio (Na2CO3): usado para testes em laboratórios, mais precisamente para obtenção do nível ideal de pH da água potável. É ainda empregado pela indústria para a confecção de vidros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sódio na forma metálica

Sódio na forma metálica

Por: Líria Alves