Alunos Online


Solubilidade das vitaminas

Por: Líria Alves Como funciona a absorção de vitaminas?

Como funciona a absorção de vitaminas?

Será que tudo o que comeé absorvido pelo nosso organismo? Ou melhor, conseguimos reter tudo aquilo que necessitamos? A resposta está na solubilidade dos alimentos.

As vitaminas, por exemplo, se subdividem em dois grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.

Vitaminas hidrossolúveis: o termo “hidro” vem da palavra água, ou seja, são solúveis na água. A vitamina C é hidrossolúvel e é facilmente eliminada pelo nosso organismo, por isso devemos mantê-la em nossa dieta. O motivo é simples, como em nosso corpo circula muito líquido, a vitamina se dissolve e a eliminamos constantemente através da urina. O resultado desse déficit aparece na forma de doenças como o escorbuto, por exemplo. Falando quimicamente, seria assim: a presença dos grupos OH (hidroxila) na molécula garante que ela se dissolva em meio aquoso.

A classificação hidrossolúvel se estende a vitaminas do complexo B: vitamina B12, B1, B2, ácido fólico, entre outras.

Vitaminas lipossolúveis: o prefixo “lipo” vem da palavra gordura, portanto, esse tipo de vitamina é solúvel em substâncias orgânicas. Nosso organismo absorve esse tipo de vitamina e a mesma fica retida, causando certo acúmulo que se torna prejudicial.

Exemplos de vitaminas lipossolúveis: vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K. As vitaminas A e D ficam retidas principalmente no fígado e a E se armazena nos tecidos gordurosos e nos órgãos reprodutores. Portanto, essas vitaminas devem ser consumidas criteriosamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Videoaula relacionada:

Carregando...