Soluções

Soluções Químicas são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Suas partículas dispersas apresentam um diâmetro menor que 1nm.

Elas estão presentes em nosso dia a dia, como em produtos usados diariamente na limpeza doméstica. Por isso precisamos entender alguns aspectos relacionados às propriedades dessas substâncias e aos cálculos de sua concentração, densidade, porcentagem em volume, entre outros.

Artigos de Soluções

Análise Volumétrica

Veja a definição de análise volumétrica e descubra qual é a análise mais utilizada em laboratórios e em indústrias de médio e pequeno porte.

Cálculo da Concentração Comum das Soluções

Aprenda a calcular a concentração comum das soluções químicas.

Cálculos sobre diluição de soluções

Clique e aprenda como são realizados os cálculos de soluções!

Coeficiente de solubilidade

Entenda a definição de coeficiente de solubilidade e quais são os fatores que interferem no seu valor.

Coloides

Descubra o que são os coloides ou dispersões coloidais, suas principais características e sua classificação em: aerossol, gel, sol, espuma e emulsão.

Concentração de soluções

Clique aqui e entenda o que é a concentração de uma solução. Veja exemplos e saiba como calcular cada um dos tipos de concentração de soluções.

Concentração em mol/L de íons

Aprenda como determinar a concentração de íons presentes em uma solução iônica, em quantidade de matéria ou em mol/L.

Concentração em Partes por Milhão (ppm)

Entenda como a concentração das soluções é medida em ppm (partes por milhão) e como realizar cálculos envolvendo essa grandeza.

Concentração em quantidade de matéria ou em mol/L

Aprenda o conceito, a fórmula matemática e como aplicar a concentração em quantidade de matéria (também chamada de concentração molar e molaridade).

Condutividade Elétrica das Soluções

As soluções que conduzem eletricidade são chamadas de iônicas ou eletrolíticas, e as que não conduzem são chamadas de moleculares.

Densidade das soluções

Clique neste link para aprender a determinar a densidade das soluções. Trata-se de uma relação matemática que envolve a massa e o volume tanto do soluto quanto do solvente que formam uma solução (mistura homogênea). Venha aprender a realizar esse cálculo!

Diluição de Soluções

Entenda como é feita a diluição de soluções químicas e como é possível calcular a concentração final da solução diluída.

Efeito Tyndall

Entenda o que é o efeito Tyndall que ocorre nas dispersões coloidais, em que situações do cotidiano esse efeito aparece e como ele é explicado.

Estados Físicos das Soluções

Além das soluções líquidas, que são as mais comuns, existem também soluções sólidas e gasosas.

Fração em quantidade de matéria

Entenda o que é a fração em quantidade de matéria de uma solução química e aprenda a calculá-la sem dificuldades.

Gráfico das Curvas de Solubilidade

As curvas de solubilidade podem ser construídas se o coeficiente de solubilidade do soluto a diferentes temperaturas for conhecido.

Mistura de soluções com reação química

Conheça as características da mistura de soluções com reação química e aprenda os cálculos que envolvem esse tipo de mistura.

Mistura de soluções de mesmo soluto

Aprenda a desenvolver o cálculo da concentração de uma solução formada a partir da mistura de soluções de mesmo soluto.

Mistura de soluções de solutos diferentes sem reação

Saiba mais a respeito de uma mistura de soluções de solutos diferentes sem reação química!

Mistura de soluções sem reação química

Aprenda a calcular a concentração quando se realiza uma mistura de soluções sem reação química de solutos iguais ou diferentes.

Molalidade

Descubra um tipo de concentração de soluções menos conhecido que também utiliza mols de soluto (quantidade de matéria) – a molalidade.

Saturação das Soluções

Quanto à saturação ou solubilidade do soluto no solvente, existem três tipos de soluções: insaturada, saturada e supersaturada.

Solubilidade

Entenda de uma vez por todas a solubilidade, isto é, a quantidade de soluto dissolvida em um solvente. Clique!

Solutos

Soluções são misturas homogêneas?

Solutos e soluções moleculares e iônicos

Entenda a relação entre os tipos de solutos (moleculares e iônicos) dissolvidos nos solventes e os tipos de soluções produzidas.

Tipos de dispersões

Existem três tipos de dispersões: soluções, coloides e suspensões. Veja cada uma delas e o que as diferenciam nesse artigo.

Tipos de soluções

Conheça os critérios que definem os tipos de soluções e saiba como as características dos solventes e dos solutos relacionam-se com essa classificação.

Titulação

Entenda o que é a titulação, como ela pode ser feita na prática em um laboratório e como realizar os cálculos a partir dela para determinar a concentração de uma solução.

Título em Volume de uma Solução Química

Entenda como é calculado o valor do título em volume de uma solução química e também sua porcentagem.

Título ou porcentagem em massa

O que é título? Em que ele se diferencia da porcentagem em massa? Como calculá-lo? Qual a sua aplicação no cotidiano? Descubra essas e outras questões neste texto.