Alunos Online


Superóxidos

Superóxidos são substâncias binárias formadas pela união de um metal alcalino, ou metal alcalinoterroso, com o oxigênio (de NOX -1/2).

Por: Diogo Lopes Dias O gás oxigênio é a substância formada em toda reação envolvendo um superóxido.

O gás oxigênio é a substância formada em toda reação envolvendo um superóxido.

Superóxidos são substâncias inorgânicas binárias (formadas por átomos de apenas dois elementos químicos) que apresentam o elemento químico oxigênio como átomo de maior eletronegatividade e um NOX de valor igual a -1/2.

Obs.: O NOX do oxigênio em óxidos e peróxidos é igual, respectivamente, a -2 e -1.

Composição dos superóxidos

Além do oxigênio, os superóxidos possuem em sua composição metal alcalino ou metal alcalinoterroso. Outra característica dos superóxidos são as fórmulas dos seus compostos, as quais apresentam sempre quatro átomos de oxigênio, havendo variação apenas na quantidade de metal (se metal alcalino, há dois átomos; se metal alcalinoterroso, há apenas um).

Nomenclatura dos superóxidos

A nomenclatura dos superóxidos obedece à regra a seguir:

Superóxido + de + nome do elemento

Exemplos

  • Na2O4

Analisando a fórmula do composto, percebemos que nela está presente o elemento sódio, logo, trata-se do superóxido de sódio.

  • MgO4

Analisando a fórmula do composto, percebemos que nela está presente o elemento magnésio, logo, trata-se do superóxido de magnésio.

Reações inorgânicas com superóxidos

Superóxidos são substâncias que reagem apenas com água ou um ácido inorgânico. O grande diferencial está nos produtos formados nessas reações.

  • Superóxido com água: sempre forma base inorgânica e gás oxigênio.

  • Superóxido com ácido inorgânico: sempre forma sal, gás oxigênio e peróxido de hidrogênio.

Exemplos

  • Superóxido de potássio (K2O4) e água (H2O)

K2O4 + H2O →

Nessa reação, o potássio (um metal alcalino que forma o cátion K1+) do superóxido interage com o ânion da água (OH1-), formando a base hidróxido de potássio (KOH).

Os hidrônios (H+) da água, por sua vez, interagem com os oxigênios do superóxido, formando o peróxido de hidrogênio (H2O2). Os oxigênios restantes do superóxido formam o gás oxigênio (O2).

K2O4 + H2O → KOH + H2O2 + O2

O peróxido de hidrogênio é uma substância muito instável e, por isso, sofre decomposição e transforma-se em água e gás oxigênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

H2O2 → H2O+ ½ O2

Por causa da instabilidade do peróxido de hidrogênio, a equação balanceada que representa a reação entre o superóxido de potássio e água deve ser escrita da seguinte forma:

K2O4 + H2O → 2 KOH + 3/2 O2

  • Superóxido de cálcio (CaO4) e ácido sulfídrico (H2S)

CaO4 + H2S →

Nessa reação, o cálcio (metal alcalinoterroso que forma o cátion Ca2+) do superóxido interage com o ânion do ácido (S2-), formando o sal sulfeto de cálcio (CaS).

Os hidrônios (H+) do ácido interagem com alguns oxigênios do superóxido, formando o peróxido de hidrogênio (H2O2). Os oxigênios restantes do superóxido formam o gás oxigênio (O2). Veja a equação completa e balanceada que representa todo o processo descrito acima.

CaO4 + H2S → CaS + H2O2 + O2

Obs.: Quando o peróxido de hidrogênio (H2O2) está em meio ácido, ele não sofre decomposição.

Exercício resolvido sobre superóxidos

(UFG) Superóxido de potássio sólido, KO2(s) ou K2O4(s), é comumente empregado em máscaras protetoras contra gases. Esse superóxido remove tanto o vapor d´água exalado quanto o gás carbônico. O vapor d´água é removido após reagir com o superóxido. O gás carbônico é removido após reagir com um dos produtos da reação anterior. Escreva as equações químicas que representam as reações químicas envolvidas.

Resolução

Primeira etapa: reação entre o superóxido e o vapor de água.

KO2 + H2O → KOH + 3/2 O2

Quando o superóxido de potássio reage com o vapor de água, origina o hidróxido de potássio e o gás oxigênio.

Segunda etapa: reação entre o superóxido e o gás carbônico

CO2 + KOH → K2CO3 + H2O

Em seguida, o hidróxido de potássio formado reage com o gás carbônico, formando o sal carbonato de potássio, e água.