Tipos de Smog

Para definir a poluição que se acumula na atmosfera usa-se o termo smog, existem dois tipos comuns de smog: smog industrial e smog fotoquímica.

Por Líria Alves
Smog visto do alto de uma montanha
Smog visto do alto de uma montanha
PUBLICIDADE

Smog é o termo usado para definir a fumaça de poluição que se acumula na atmosfera dos grandes centros urbanos. A paisagem fica prejudicada pelo escurecimento do céu, os gases poluentes tendem a subir e formar uma densa neblina, que não permite a passagem completa dos raios solares.

Conheça os tipos mais comuns de Smog:

Smog Industrial: ocorre principalmente no inverno, é uma mistura de fumaça, neblina, SO2 (dióxido de enxofre), H2SO4 (ácido sulfúrico), entre outros compostos nocivos à saúde, portanto, a poluição industrial traz muitos riscos à população.

Smog fotoquímica: ela aparece nos dias quentes e secos, como a própria fotossíntese, a fotoquímica necessita de luz para acontecer. Na forma de uma densa neblina, é composta principalmente por gases liberados dos escapamentos de automóveis, entre eles estão os hidrocarbonetos não queimados (provenientes da queima incompleta de combustíveis fósseis) e dióxido de nitrogênio (NO2).

Consequências da Smog à saúde do homem: o aparelho respiratório é o mais afetado, é comum aos habitantes das grandes cidades sentirem irritação constante na garganta e narinas, isto por que o contato com os gases prejudiciais são maiores nestes locais.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Objeto direto
Você consegue identificar esse termo em uma oração?

..................................................

Pacto colonial
Quais as regras impostas por esse pacto mercantilista?

..................................................