Tipos de soluções

Alguns critérios podem definir os tipos de soluções existentes, como estado físico do solvente, natureza e quantidade dissolvida de soluto.

Os refrigerantes são exemplos de soluções líquidas que podemos encontrar no dia a dia

O estudo de soluções é muito importante, já que essas misturas fazem parte do nosso cotidiano. A definição dos tipos de soluções existentes pauta-se em três importantes critérios:

• estado físico do solvente;
  • quantidade de soluto dissolvida no solvente;
  • natureza do soluto dissolvido no solvente.

A seguir, detalhamos cada um desses critérios que definem os tipos de soluções.

1- Quanto ao estado físico do solvente:

Segundo esse critério, a solução tem o seu tipo determinado de acordo com o estado físico em que se encontra o solvente. Como os estados físicos são sólido, líquido e gasoso, as soluções podem ser:

• Solução sólida: é aquela em que o solvente encontra-se no estado sólido e pode apresentar o soluto em qualquer dos três estados físicos.

Exemplos: ouro 18 quilates, aço, bronze, etc.

• Solução líquida: é aquela em que o solvente encontra-se no estado líquido. O soluto pode apresentar-se nos estados sólido, líquido ou gasoso.

Exemplos: refrigerante, suco, desinfetante, etc.

• Solução gasosa: é aquela em que o solvente encontra-se no estado gasoso. O soluto também apresenta-se nesse estado físico.

Exemplo: ar atmosférico (composto por gás nitrogênio, oxigênio, etc).

2- Quanto à quantidade de soluto dissolvida no solvente:

Segundo esse critério, a solução é determinada de acordo com a quantidade de soluto dissolvida no solvente, considerando-se o seu coeficiente de solubilidade. Assim, as soluções podem ser:

• Solução insaturada: nessas soluções, a quantidade de soluto dissolvido é menor que a capacidade do solvente, ou seja, está abaixo do coeficiente de solubilidade.

Exemplo: Uma solução apresenta 20 gramas do soluto X dissolvido em 500 mL de água, e o coeficiente de solubilidade da substância X em 500 mL de água é de 50 gramas.

A solução insaturada pode ainda ser denominada insaturada concentrada, se a quantidade em gramas do soluto estiver próxima ao limite máximo que o solvente consegue dissolver.

Exemplo: Uma solução apresenta 40 gramas do soluto X dissolvido em 500 mL de água, e o coeficiente de solubilidade da substância X em 500 mL de água é de 50 gramas.

A solução insaturada pode ainda ser denominada insaturada diluída, se a quantidade em gramas do soluto estiver distante do limite máximo que o solvente consegue dissolver.

Exemplo: Uma solução apresenta 10 gramas do soluto X dissolvido em 500 mL de água, e o coeficiente de solubilidade da substância X em 500 mL de água é de 50 gramas.

• Solução Saturada: nesse tipo de solução, a quantidade de soluto dissolvido é igual à capacidade do solvente, ou seja, é igual ao coeficiente de solubilidade.

Exemplo: Uma solução apresenta 50 gramas do soluto X dissolvido em 500 mL de água, e o coeficiente de solubilidade da substância X em 500 mL de água é de 50 gramas.

• Solução supersaturada: é aquela em que a quantidade de soluto dissolvido é maior que a capacidade do solvente, ou seja, está acima do seu coeficiente de solubilidade.

Exemplo: Uma solução apresenta 60 gramas do soluto X dissolvido em 500 mL de água, e o coeficiente de solubilidade da substância X em 500 mL de água é de 50 gramas.

3- Quanto à natureza do soluto que está dissolvido no solvente:

Segundo esse critério, o tipo de solução é determinado de acordo com a natureza (capacidade ou não de sofrer ionização ou dissociação) do soluto dissolvido no solvente. Como os solutos podem ser apenas iônicos ou moleculares, as soluções podem ser classificadas como:

• Solução molecular: nesse tipo, o soluto que está dissolvido no solvente é de natureza molecular (formado por ligação covalente), ou seja, não sofre dissociação nem ionização.

Exemplos: glicose (C6H12O6), sacarose (C12H22O11), etanol (C2H6O), etc.

• Solução iônica: nesse tipo, o soluto dissolvido no solvente é de natureza iônica (formado por ligação covalente ou iônica), ou seja, pode sofrer o fenômeno de ionização e dissociação.

Exemplos: cloreto de sódio, ácido etanoico (C2H4O2), ácido sulfúrico (H2SO4), carbonato de potássio (K2CO3), etc.

Videoaula relacionada:

Por: Diogo Lopes Dias