Alunos Online


Troposfera e estratosfera pedem socorro

A atmosfera terrestre é composta de várias camadas, entre elas está a troposfera e a estratosfera. É importante ressaltar que essas camadas estão mais próximas da superfície da Terra e por isso são as maiores vítimas da poluição atmosférica.

A estratosfera, por estar acima da troposfera, fica menos prejudicada com os poluentes. As partículas de impurezas mais pesadas não chegam até essa camada em razão da ação da gravidade. Mas isso não quer dizer que a estratosfera está livre de ser contaminada, ela também sofre com a ação de gases poluentes, a prova disso é que a camada de ozônio, localizada na estratosfera, está sendo devastada pela ação de poluentes super leves: gases CFC’s.

Em se tratando da troposfera, o problema fica maior. A camada responsável pelas interações climáticas com o planeta é a maior refém do homem, a sua proximidade com a superfície terrestre faz com que ela receba toda espécie de poluente vinda de indústrias, residências, rodovias, grandes centros urbanos, etc. As chuvas ácidas e nevoeiros fotoquímicos são produto deste agravante ambiental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Localização da Troposfera e da Estratosfera.

Localização da Troposfera e da Estratosfera.

Por: Líria Alves