Alunos Online


Uso de vinagre nos cabelos

O uso de vinagre nos cabelos misturado com água mantém o pH ácido, fechando as cutículas e tornando o cabelo brilhoso e sedoso.

Está ficando muito comum o uso de vinagre nos cabelos para deixá-los mais sedosos e brilhosos. Mas qual é a explicação por detrás dessa química dos cabelos?

Os resultados observados pela maioria das mulheres que utiliza água com vinagre nos cabelos ocorrem graças ao pH (potencial (ou potência) hidrogeniônico) dos fios. O pH refere-se à concentração de [H+] (ou de H3O+) em um meio, indicando se ele está ácido, neutro ou básico. A escala de pH varia entre zero e 14 na temperatura de 25ºC. Sendo assim, se o pH é menor que 7, então o meio é ácido; se ele é igual a 7, o meio é neutro; mas se é maior que 7, o meio é básico (alcalino).

Valores de pH para meios ácidos, neutros e básicos
Valores de pH para meios ácidos, neutros e básicos

Os nossos fios possuem o pH entre 4 e 5, ou seja, é um meio ácido. Assim, o uso de certos produtos no cabelo pode alterar o pH e causar alterações na estrutura capilar. Os xampus antirresíduos, por exemplo, possuem o pH elevado, abrindo as escamas dos fios a fim de realizar uma limpeza profunda. É por isso que o cabelo fica bem áspero e seco depois com o uso desses xampus.

O vinagre é uma solução aquosa de 4% em volume de ácido acético em média. O ácido acético é o ácido etanoico (H3CCOOH), e, portanto, o pH do vinagre é ácido, em torno de 2,9. Assim, sua aplicação nos cabelos auxilia no fechamento das cutículas, mantendo os fios saudáveis e brilhantes. Entretanto, se você decidir realizar esse procedimento nos fios, o recomendável é fazer da seguinte forma:

- Misture água e vinagre de maçã em uma proporção de 5:1, ou seja, se você usar cinco copos de água, deve adicionar somente um copo de vinagre. Coloque essa mistura dentro de um borrifador. Depois de lavar os cabelos normalmente com xampu e condicionar, borrife a mistura nos fios e deixe secar naturalmente. O cheiro de vinagre costuma desaparecer ou ficar bem fraquinho à medida que o cabelo seca.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O vinagre diluído não é forte o suficiente para causar uma acidificação dos cabelos, que levaria a uma alteração na estrutura. Isso é o que acontece, por exemplo, em escovas progressivas que usam os ácidos glioxílico e hialurônico principalmente. A acidificação causa malefícios à estrutura dos fios porque leva a uma diminuição muito grande do pH.

O limite para manter as cutículas do cabelo fechadas e saudáveis é de 3,5. Um valor menor que esse leva os fios a afinarem, endurecerem e, consequentemente, quebrarem. Por isso, nunca passe o vinagre puro nos cabelos.

Além disso, é importante também tomar outros cuidados:

1- Não passe essa mistura no couro cabeludo. A nossa pele é ainda mais ácida que os fios, com pH entre 3 e 5, em razão da produção de ácidos graxos pelas glândulas sebáceas. Assim, o couro cabeludo pode ficar mais oleoso se você passar a mistura de água e vinagre de maçã nos cabelos. Além disso, pode haver irritação no couro cabeludo, ainda mais se você estiver com algum arranhão, corte ou acne na cabeça;

2- Não use o vinagre nos cabelos se você já apresentou alergia a alimentos com esse produto ou se tem alguma sensibilidade respiratória;

3- Tudo em excesso faz mal, por isso, não exagere.

Outro ponto importante é o tipo de vinagre recomendado, que é o vinagre de maçã. Isso porque ele é o tipo de vinagre menos ácido e contém a pectina da maçã, que dá brilho aos fios.

Passar vinagre de maçã nos cabelos misturado com água pode trazer brilho aos fios

Passar vinagre de maçã nos cabelos misturado com água pode trazer brilho aos fios

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça