Velocidade Média das Reações Químicas

A combustão da parafina em uma vela, o enferrujamento e a combustão da pólvora nos fogos de artifício são reações que possuem diferentes velocidades
A combustão da parafina em uma vela, o enferrujamento e a combustão da pólvora nos fogos de artifício são reações que possuem diferentes velocidades

Para calcular a velocidade com que ocorrem as reações, é possível tomar como base os reagentes que estão sendo consumidos ou os produtos que estão sendo formados, pelo tempo de cada processo. A escolha do processo de cálculo depende da reação que se está estudando.

Por exemplo, considere a reação genérica abaixo, em que dois reagentes diferentes se transformam em dois produtos diferentes:

A + B → C + D

Nesse caso, seriam quatro as possibilidades para se determinar a velocidade dessa reação. Confira abaixo:

1. Em relação aos reagentes:

1.1. Em relação ao reagente A:

V = ___quantidade consumida de reagente A___
Tempo gasto para o consumo desse reagente

1.2. Em relação ao reagente B:

V = ___quantidade consumida de reagente B__
Tempo gasto para o consumo desse reagente

2. Em relação aos produtos:

2.1. Em relação ao produto C:

V = ___quantidade formada de produto C___
Tempo gasto para a formação desse produto

2.2. Em relação ao produto D:

V = ___quantidade formada de produto D__
Tempo gasto para a formação desse produto

Visto que a velocidade da reação pode variar em cada instante e de uma substância para outra, normalmente se trabalha com a velocidade média da reação, que é dada pela relação entre a variação da concentração pelo intervalo de tempo (∆t):

Fórmula para o cálculo de velocidade média de reações.

Conforme já foi dito, esse cálculo pode ser feito em relação aos reagentes ou aos produtos:

Fórmulas para o cálculo de velocidades de reações químicas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe que a fórmula da velocidade média em relação aos reagentes possui um sinal negativo. Isso ocorre porque, como os reagentes são consumidos, a sua variação daria negativa; assim, para acabar com esse problema, coloca-se o sinal negativo antes da fórmula ou considera-se o valor da sua variação em módulo: |  |.

As unidades utilizadas dependem de como as quantidades dos reagentes ou produtos e o tempo estão sendo expressos. Por exemplo, se a concentração dos reagentes for dada em mol/L, ou seja, em concentração molar, e se o tempo estiver sendo contado em minutos, a velocidade média será dada em mol. L-1. min-1 ou mol/ L.min.

A quantidade de cada reagente ou produto pode ser expressa em massa, quantidade de matéria (mol), em volume, pressão, ou em qualquer outra grandeza conveniente. Já o tempo depende da rapidez com que a reação ocorre; se for rápida, normalmente se utiliza segundos ou microssegundos, se for moderada, ela é marcada em minutos e horas, porém, se for lenta, pode ser expressa em anos, séculos ou até milênios.

Algumas dessas unidades podem ser visualizadas abaixo:

Tabela de algumas unidades utilizadas na determinação da velocidade média das reações.

Outra maneira de encontrar a velocidade média de uma reação é por meio dos coeficientes da reação de cada substância participante. Considere, por exemplo, a reação genérica abaixo, em que as letras minúsculas representam os coeficientes da reação; e as letras maiúsculas os reagentes e produtos:

Fórmula para calcular a velocidade média das reações fornecida pela IUPAC.

Essa definição foi convencionada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Primeiro calcula-se a velocidade média de cada substância por meio das fórmulas anteriores mostradas e, posteriormente, divide-se o resultado pelo seu respectivo coeficiente estequiométrico.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Cinética Química

A cinética química constitui um ramo da Química que estuda a velocidade das reações.

Condições para a ocorrência de reações

As condições necessárias para a ocorrência das reações são: natureza dos reagentes, contato entre eles e energia de ativação.

Efeito da concentração na velocidade das reações

Saiba qual é o efeito da concentração na velocidade das reações e entenda por que existe essa influência.

Efeito da superfície de contato na velocidade das reações

Entenda como a superfície de contato é um fator que influencia a velocidade das reações.

Efeito da temperatura na velocidade das reações

Conheça o efeito da temperatura na velocidade das reações e veja a regra de Van’t Hoff relacionada com esse conteúdo.

Energia de Ativação

Por meio dessa explanação sobre energia de ativação, você entenderá melhor por que determinadas reações só iniciam depois de se fornecer energia.

Influências na velocidade das reações

Para influenciar a velocidade das reações é possível utilizar alguns fatores que as aceleram ou as retardam.

Lei da Velocidade das Reações

A lei da velocidade das reações é a relação existente entre as concentrações dos reagentes e a velocidade com que a reação ocorre.

Ordem de uma reação

Veja aqui explicações sobre a ordem de uma reação, como ela é determinada para reações elementares e não elementares e observe exemplos.

Teoria das colisões

Você sabe por que a combustão do gás de cozinha só ocorre depois que acendemos o fósforo? Descubra o porquê neste texto sobre a teoria das colisões.