Alunos Online


Engenharia Aeronáutica

Por: Alunos Online Avião: Objeto de trabalho do engenheiro aeronáutico

Avião: Objeto de trabalho do engenheiro aeronáutico

Esta é a área da engenharia que se prontifica a formar um profissional que faça projeto e manutenção de aeronaves e gerenciamento de atividades aeroespaciais. É um curso de futuro muito promissor e o número de profissionais desta área ainda é menor que a demanda do mercado, principalmente pela dificuldade do curso. Por esse motivo não há engenheiro aeronáutico desempregado e o salário desta classe é cerca de 30% maior que o dos outros engenheiros.

A maior empresa contratante desta carreira é a Embraer, com sede no estado de São Paulo. Ela oferece, entre outras coisas, serviços de manutenção em aeronaves dos Estados Unidos e Europa, já que o profissional brasileiro é bem visto e requisitado nos outros países.

O curso tem um dos vestibulares mais concorridos do Brasil e o principal é o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. O ITA tem o curso de melhor avaliação do Ministério da Educação (MEC) e forma os profissionais mais disputados do mercado. Só o salário inicial fica em torno de R$ 2,5 mil.

Mercado de trabalho

O engenheiro aeronáutico pode:

- Coordenar o tráfego aéreo, orientando operações de decolagem e pouso;
- Propor medidas de segurança dos vôos;
- Projetar e construir aviões, helicópteros, satélites e foguetes;
- Coordenar e realizar reparos, manutenção e inspeções periódicas nos sistemas e equipamentos aeronáuticos;
- Planejar obras e serviços de infra-estrutura em aeroportos e tráfego aéreo;
- Desenhar a estrutura e os componentes das aeronaves, definindo o processo e o material ideal para a fabricação em escala industrial e
- Definir as especificações dos mecanismos essenciais das aeronaves, como trem de pouso, motor, combustível e cabine de pilotagem.

O curso

As principais disciplinas deste curso são probabilidade, estatística, engenharia de materiais, propulsão aeronáutica, aerodinâmica, eletrotécnica, estabilidade e controle de aeronaves, engenharia ambiental, noções de direito, economia e administração.

Instituições

Região Sudeste
São Paulo: ITA, UNITAU, Unip, USP, Univap.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)