Alunos Online


Grupo de Estudos

Por: Camila Mitye Estudar em grupo pode ajudá-lo com suas dúvidas

Estudar em grupo pode ajudá-lo com suas dúvidas

Em época de vestibular é sempre bom criar novas maneiras de estudar para não perder o ritmo. O estudo em grupo é uma delas. Reunir-se com colegas de classe para tirar dúvidas e resolver exercícios pode ser de grande ajuda para quem está com dificuldades.

É claro que, para que o estudo em grupo funcione da maneira correta, é preciso estabelecer algumas regras. A primeira e principal dessas regras é não deixar a conversa paralela tomar conta do horário de estudo. Por estarem entre amigos e longe da sala de aula os alunos tendem a conversar mais. Mas é preciso lembrar que o foco da reunião é a revisão da matéria, as conversas e piadas podem ficar para a hora do lanche.

Algumas dicas para você montar o seu grupo de estudo: 
♦ Escolha no máximo cinco pessoas (contando você), mais do que isso pode gerar dispersão demais; 
♦ Estabeleça um cronograma com data e hora das reuniões em grupo, de maneira que fique bom para todos; 
♦ Escolha um local tranqüilo e sem agitação (de preferência uma biblioteca ou uma sala desocupada da própria escola). Se optar pela casa de um dos participantes, procure montar a mesa de estudos longe da televisão; 
♦ Faça pausas de 15 a 20 minutos nos estudos para lanchar e descontrair, para não deixar o clima muito pesado.

Uma dica legal é quanto às matérias a serem estudadas pelo grupo. Vocês podem optar por revisar todas as matérias que estudam, dedicando uma reunião para cada uma delas, ou escolher uma só como tema de todos os encontros (por exemplo, matemática, se todos tiverem dificuldade).

Outra opção é estudar em grupo apenas as matérias em comum a todos. Isso porque, se o seu amigo tentará Medicina e você Engenharia, ele precisa se concentrar em biologia e você em matemática ou física. Vocês optam então por rever essas disciplinas específicas para cada um em casa (sozinhos) e nas reuniões em grupo estudam mais as matérias comuns para todos os cursos (português, história, geografia, literatura, etc.).

Assim, você poderá tirar suas dúvidas e ajudar seus amigos a resolver as deles, de uma maneira mais relaxada e à vontade, além da linguagem mais simples que a do professor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)