Alunos Online


Local de Estudo

Por: Camila Mitye O local de estudo é importante para

O local de estudo é importante para

No ano de preparação para o vestibular, tudo pode contar em seu favor ou seu prejuízo. Por isso, é preciso ficar atento para detalhes e, um deles, é o espaço de estudo. Como reservará de 3 a 4 horas por dia para o estudo em casa, você deve escolher um local adequado, que lhe ajude a se concentrar e estudar com saúde.

Em primeiro lugar, esse local de estudos deve ser tranqüilo e silencioso. Nada de estudar em frente à TV, o computador ou com o rádio ligado. Aparelhos eletrônicos dispersam sua atenção e podem lhe roubar lembranças sobre a matéria na hora da prova. Ah, não se esqueça de desligar também o celular, para evitar interrupções.

Mas, há casos de pessoas que não conseguem estudar em completo silêncio (em alguns casos, até caem no sono). Para tanto, aconselha-se que escute algum som instrumental com volume baixo enquanto estuda.

Outro fator importante é a cadeira e a mesa que você utilizará para seus estudos. Para preservar sua postura, escolha uma cadeira confortável, que tenha, de preferência, encosto acolchoado e apoio de braço. Tudo isso para que sua coluna não sofra danos causados pela má postura. Evite também encurvar-se em cima do caderno. A melhor maneira de evitar isso é acertar a altura da mesa e da cadeira de forma eficaz e de acordo com a sua altura.

A iluminação da sala (ou quarto) é outro detalhe imprescindível. Um local de estudo mal iluminado ou com iluminação excessiva pode prejudicar sua visão e lhe causar problemas de vista (como a necessidade de utilizar óculos). Portanto, procure a maior quantidade de iluminação natural e busque utilizar luminárias de mesa. A lâmpada de teto deve possuir luz difusa com potência de, no mínimo, 60 W.

Além disso, mantenha o local bem ventilado e em hipótese alguma faça lanches em cima dos cadernos. O lanche deve ser feito em local apropriado.

O que você precisa ter em mente é que essas dicas lhe ajudam a melhorar seu ambiente de estudos e, conseqüentemente, seu desempenho escolar. Então aplique essas mudanças em seu quarto (ou sala) e veja a diferença!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)