Alunos Online


Mudar de curso

Por: Marla Rodrigues A indecisão pode ajudar a fazer novas escolhas

A indecisão pode ajudar a fazer novas escolhas

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o índice de evasão nas universidades é de 35%. Esses números podem representar estudantes que tiveram que abandonar o curso por não poder arcar com as despesas, por não conseguir conciliar o estudo e o trabalho ou ainda por verificar problemas de afinidade com a profissão que escolheu a princípio.

Para o primeiro caso, a dica é procurar dentro da própria universidade meios para que o estudante se mantenha matriculado na instituição. As universidades públicas têm programas de assistência estudantil e as universidades privadas são as maiores interessadas na permanência do aluno em suas graduações. Elas são as maiores responsáveis pela distribuição de bolsas de estudo. Além disso, o governo federal, por meio do ProUni, também disponibiliza descontos de até 100% em instituições privadas que ajudam os estudantes a se formarem.

Para tentar resolver o segundo problema o estudante deve buscar opções dentre as universidades que oferecem o mesmo curso. Os cursos de período integral são os mais difíceis de serem conciliados com o trabalho, pois na maioria das vezes os empregadores não estão interessados em flexibilizar o horário de trabalho de seus empregados. Nesse caso, o jeito é mesmo procurar um curso que se encaixe no seu perfil, talvez um curso de ensino a distância, muito recorrente nos dias de hoje.

O último caso talvez seja o maior ocasionador do índice de evasão. “Escolher o que vai ser quando crescer” é uma responsabilidade e tanto e os jovens normalmente não estão maduros o suficiente para estarem certos sobre a profissão que vai acompanhá-los para o resto da vida. Se você ainda não entrou na faculdade, o lance é procurar um psicólogo orientador vocacional. É ele quem vai te ajudar a escolher o ofício que mais se encaixa em seu perfil. Mas se você já está na faculdade e está pensando em abandonar o curso que escolheu, então pense um pouco mais.

Não saia de um curso sem saber qual o próximo passo que você vai dar. Se ainda não decidiu a profissão que quer realmente seguir, então continue onde está, pois se sair agora pode ficar ainda mais perdido na decisão. Se estiver no último ano da faculdade, termine. As chances de fazer uma pós-graduação que tenha tudo a ver com você é muito maior e, além disso, você será um profissional com dois cursos no currículo.

Se ainda assim continuar sem muitas opções, tente conhecer as outras universidades que oferecem o curso que você faz, afinal, o problema pode estar na sua instituição e não na sua escolha. É importante conhecer o dia-a-dia do profissional e a maneira mais prática e eficiente é procurar um estágio. É assim que você vai ter contato com o mercado de trabalho e vai ter a certeza se é isso o que você quer fazer como profissional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)