Alunos Online


Orientação Profissional

Por: Camila Mitye Dúvidas são normais na hora de escolher a carreira

Dúvidas são normais na hora de escolher a carreira

Escolher uma profissão pode ser mais difícil do que se imagina. Ainda mais quando você só tem 17 anos e, às vezes, é incapaz de escolher uma blusa para sair. Imagina escolher a carreira a seguir na vida?

Brincadeiras à parte, essa é uma questão mais complicada para os vestibulandos que muitas daquelas existentes nas provas do vestibular. A principal dúvida é por onde começar. Então aqui vão algumas dicas legais para você se encontrar, ou pelo menos tentar!

Descubra-se: Em primeiro lugar você deve fazer algumas perguntas a si mesmo, para tentar encontrar suas preferências. “O que eu gosto de fazer?”, “Quais minhas matérias preferidas?”, “Gosto de desafios ou de estabilidade?” e até mesmo “Quem sou eu”? Assim, você vai ligando pontos até chegar a algumas opções.

Pergunte: Seja “cri-cri”, pergunte aos profissionais das carreiras que mais lhe atraem como é a rotina de trabalho deles e, se possível, peça para acompanhá-lo em um dia de expediente. Dessa forma você conseguirá compreender melhor o trabalho daquele profissional e descobrir detalhes que lhe atraiam ou afastem mais.

Pesquise: Procure conhecer as faculdades que oferecem suas opções de curso. Veja a estrutura das instituições, se oferecem laboratórios, bibliotecas e até mesmo um corpo docente (professores) qualificado. A duração do curso e a possibilidade de desenvolver pesquisa na universidade também devem ser observadas.

Se ainda assim lhe restar dúvidas, o ideal é procurar uma psicóloga especialista em Orientação Vocacional. Ela fará uma análise de sua vida e suas preferências e poderá lhe indicar com segurança as profissões que mais lhe satisfariam.

Ainda assim, não tenha medo de arriscar-se. Mudar de curso é uma coisa completamente normal hoje em dia, já que existem cada vez mais cursos específicos e ramificados, ampliando ainda mais suas opções. Portanto, se começar e perceber que não era bem o que você queria, tente outra coisa. O tempo e a maturidade irão lhe ajudar a perceber qual é a sua verdadeira vocação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)