Alunos Online


ProUni

Por: Camila Mitye ProUni: acesso ao ensino superior

ProUni: acesso ao ensino superior

Você já ouviu falar em democratização do ensino superior? Em outras palavras, isso significa o mesmo que facilitar o direito de todos (independente de classe, raça ou condição na sociedade) de fazer uma faculdade, um curso superior, e garantir o diploma.

Essa foi a idéia do governo federal ao criar o ProUni – Programa Universidade Para Todos, que distribui bolsas de estudo em universidades particulares. Mas qualquer um pode tentar conseguir uma bolsa do ProUni? Não, existem critérios para se candidatar a esses benefícios. Veja quais são eles:

Enem: O aluno deve ter feito a prova do Enem do ano anterior para requerer uma bolsa do ProUni. Exemplo: Para se inscrever no ProUni relativo ao 1º ou 2º semestre de 2008, o aluno deve ter feito o Enem de 2007. Além disso, ele deve ter conseguido uma boa média na prova do Exame.

Escola Pública: outro critério para participar do ProUni é que o aluno tenha cursado todo o ensino médio em escola pública. O MEC também aceita a inscrição de alunos que estudaram em escola particular com bolsa integral (100%) de estudos.

Baixa Renda: O aluno deve provar que não tem condições de pagar uma faculdade particular. Você pode concorrer à bolsa integral (100% de desconto) se sua renda familiar mensal for de até um salário mínimo e meio (R$ 630), e à bolsa parcial (50% de desconto) se sua renda for de até três salários mínimos (R$ 1.260).

O ProUni reserva um percentual de suas bolsas para deficientes e estudantes que se declaram negros, pardos ou índios, mas estes também precisam se adequar aos demais critérios.

Se você não pode pagar uma instituição particular e não consegue passar no vestibular de uma universidade pública, o ProUni pode ser a sua chance de conseguir o tão desejado diploma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)