Principais temas de Biologia cobrados no Enem

Conhecer os principais temas de Biologia cobrados no Enem pode melhorar o desempenho nas provas.

Ao estudar para o Enem, fique atento aos temas mais recorrentes
Ao estudar para o Enem, fique atento aos temas mais recorrentes
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Quando falamos em Enem, logo imaginamos questões extremamente contextualizadas, não é mesmo? Essa é uma das principais características da prova: questões que abordam temas que possuem, muitas vezes, relações diretas com o cotidiano do aluno. Além de contextualizadas, as questões do Enem sempre abordam temas essenciais para o entendimento da disciplina. Em Biologia, por exemplo, frequentemente são cobrados temas básicos do conteúdo, mas essenciais para o entendimento da disciplina como um todo. Isso quer dizer que, se você não tiver uma boa base, provavelmente não conseguirá responder às questões. Por isso, lembre-se: Questões contextualizadas não significam falta de abordagem teórica.

Mas, afinal, quais são os temas mais abordados?

  • Ecologia

Sem dúvidas, o tema mais cobrado nas provas do Enem é Ecologia. Esse tema de grande relevância está, muitas vezes, associado a questões ambientais atuais, como a poluição. Entretanto, não são apenas questões ambientais que são abordadas, temas básicos são sempre discutidos, com destaque para a cadeia alimentar, que já apareceu em várias provas. Na prova de 2015, por exemplo, o tema foi abordado duas vezes. Veja uma dessas questões:

(Enem 2015) O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica, é uma espécie exótica que tem despertado o interesse das autoridades brasileiras, uma vez que tem causado danos ambientais e prejuízos econômicos à agricultura. A introdução da espécie no Brasil ocorreu clandestinamente, com o objetivo de ser utilizada na alimentação humana. Porém, o molusco teve pouca aceitação no comércio de alimentos, o que resultou em abandono e liberação intencional das criações por vários produtores. Por ser uma espécie herbívora generalista (alimenta-se de mais de 500 espécies diferentes de vegetais), com grande capacidade reprodutiva, tornou-se uma praga agrícola de difícil erradicação. Associada a isto, a ausência de predadores naturais fez com que ocorresse um crescimento descontrolado da população.

O desequilíbrio da cadeia alimentar observado foi causado pelo aumento da densidade populacional de

a) consumidores terciários, em função da elevada disponibilidade de consumidores secundários.

b) consumidores primários, em função da ausência de consumidores secundários.

c) consumidores secundários, em função da ausência de consumidores primários.

d) consumidores terciários, em função da elevada disponibilidade de produtores.

e) consumidores primários, em função do aumento de produtores.

Resolução: Para responder a essa questão, basta compreender que o molusco é um herbívoro e, portanto, um consumidor primário. Aquele que se alimenta do consumidor primário é o consumidor secundário, sendo esse, portanto, o nicho trófico do predador do molusco. Assim sendo, a resposta correta para essa questão é letra b.

  • Genética

Outro tema que merece bastante destaque é a genética. Assim como em Ecologia, faz-se necessário conhecer bem os conceitos essenciais desse conteúdo. Entender bem a estrutura do DNA, compreender o que são mutações e conhecer as técnicas de engenharia genética são apenas alguns dos temas fundamentais para a realização de questões. Vale destacar também que heredogramas e probabilidade são recorrentes no exame. Veja a questão a seguir:

(Enem 2014)

No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos.

Qual é o padrão de herança observado para essa doença?

a) Dominante autossômico, pois a doença aparece em ambos os sexos.

b) Recessivo ligado ao sexo, pois não ocorre a transmissão do pai para os filhos.

c) Recessivo ligado ao Y, pois a doença é transmitida dos pais heterozigotos para os filhos.

d) Dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homem afetados também apresentam a doença.

e) Codominante autossômico, pois a doença é herdada pelos filhos de ambos os sexos, tanto do pai quanto da mãe.

Resolução: Nesse caso, é essencial conhecer os padrões de herança existentes e saber interpretar o heredograma. Nessa questão, observa-se que, em todos os casos que existe um homem afetado, suas filhas nascem com a doença. Como em um cruzamento o homem é responsável por transmitir o cromossomo X à sua filha, se o problema está presente no cromossomo X, todas receberão o gene relacionado com aquela doença. Como todas as filhas expressaram o problema, é possível concluir que se trata de um caso de herança dominante. Sendo assim, a resposta correta é a letra d.

  • Fisiologia

A fisiologia também é um tema bastante recorrente em provas. As questões relacionadas com o funcionamento do corpo são sempre abordadas, sendo assim, é fundamental conhecer e entender os mecanismos presentes nos diversos sistemas do nosso corpo. Vale destacar também que são cobradas questões referentes à fisiologia de outros animais, como pode ser visto na questão abaixo:

(Enem 2015) Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre. Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.

Uma das características a que o texto se refere é a

a) reprodução por viviparidade.

b) respiração pulmonar nos adultos.

c) regulação térmica por endotermia.

d) cobertura corporal delgada e altamente permeável.

e) locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos.

Resolução: Nesse caso, é importante compreender não apenas a fisiologia, como também a anatomia dos anfíbios. Perceba que se questionam as características presentes no grupo que o tornam dependente da água. Nos anfíbios, a pele delgada e permeável é importante para a realização de trocas gasosas, mas essa pele faz com que esses animais necessitem de umidade para garantir sua integridade. Portanto, a resposta correta dessa questão é a letra d.

  • Evolução

A evolução é um tema bastante importante em Biologia e, consequentemente, muito cobrado no Enem. Para se sair bem em questões sobre esse assunto, é importante compreender as diferentes teorias evolucionistas e também saber analisar os cladogramas, que aparecem com frequência nas provas. Além disso, conhecer os fatores evolutivos é bastante importante. Veja a seguir uma das questões que abordaram evolução:

(Enem 2015) Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação).

Essa especiação não ocorre devido ao(à)

a) oscilação genética das raças.

b) convergência adaptativa das raças.

c) isolamento geográfico entre as raças.

D seleção natural que ocorre entre as raças.

e) manutenção do fluxo gênico entre as raças.

Resolução: Para responder a essa questão, é essencial compreender que o fluxo gênico, ou seja, a movimentação dos genes em uma população, garante que espécies diferentes não surjam. Como ocorre o fluxo gênico entre as raças de cães, não acontece especiação. Assim sendo, a resposta correta é letra e.

Podemos esperar outros temas na prova?

É claro que outros temas podem e são cobrados na prova do Enem. Quando falamos em temas mais recorrentes, estamos apenas mostrando assuntos que são frequentemente cobrados. Isso não significa que a prova não possa abordar histologia e botânica, por exemplo. É importante, portanto, que todas as matérias sejam revisadas.

Vale frisar que, além dos temas citados, é fundamental estar atento a problemas atuais, como as epidemias de dengue e outros assuntos do nosso cotidiano. Lembre-se também de, no dia da prova, ler tranquilamente e atentamente cada questão, pois, muitas vezes, a resposta pode ser mais simples do que você imagina.

Boa prova!


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Imponderabilidade
Saiba o que é a sensação de imponderabilidade.

..................................................

Hepatite C
Fique atento(a) aos principais sintomas dessa doença viral.

..................................................